quinta-feira, 29 de novembro de 2012

(Devocional) O bom Juiz - Miqueias 6:6-8

Quinta-feira, 29 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Miqueias 6-7*

"Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a e andes humildemente com o teu Deus?"
Miqueias 6:6-8  

Neste capítulo temos o relacionamento entre Deus e o Seu povo de Israel apresentado como se de um caso de tribunal se tratasse. Deus tem uma acusação a fazer acerca do povo. Deus é, aqui, a parte ofendida (vs. 1-2). Na nossa passagem, o povo, pela pena de Miqueias, como que reconhecendo as suas faltas, pergunta ao Senhor o que é que tem de oferecer, para que Deus Se volte a agradar deles. Bezerros, carneiros, azeite, o sacrifício humano de um primogénito? Como se o homem tivesse alguma coisa para oferecer a Deus! É interessante a sugestão de oferta de um primogénito, pois Deus, mesmo sendo a parte ofendida, faz muito mais do que isso pelo homem, oferece o Seu Filho Unigénito para pagar os pecados da humanidade. Que caso de tribunal este, em que o ofendido Se oferece para pagar, Ele mesmo, a pena do réu! Deus explica que o que sempre esperou do homem foi que ele andasse em humildade perante Ele, reconhecendo a sua incapacidade e confiando neste Deus que tudo quer fazer por ele. A sugestão que o povo faz de oferecer algo a Deus vem directamente do orgulho do homem que pensa que pode, com o trabalho das suas mãos, ganhar para si mesmo a salvação da sua alma. É isso o que todas as religiões do mundo, à excepção da Bíblia, ensinam. A salvação, a vida eterna com Deus é algo que nos é oferecido por Deus se humildemente reconhecermos o nosso pecado e a Ele nos voltarmos em arrependimento.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário