Leitura Bíblica Diária: Hebreus 11-13*
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente."
Hebreus 11:1-3
Temos aqui uma das melhores definições de fé. Ela é aqui descrita como sendo um firme fundamento. Será que entendemos o que a Bíblia nos diz aqui? Uma crença que existe hoje e que amanhã se esfuma ante a mais pequena nas contrariedades, não é fé. Também não é fé a confiança cega do tolo em si mesmo ou nas capacidades, desejos e projectos humanos, seus ou de outro. Esta não é fé porque muitas vezes aquilo que se esperou, não se concretiza. A fé bíblica é um firme fundamento quando colocada em Deus, no Seu poder e na Sua vontade. Ele é o autor e consumador da nossa fé. Quando colocada em Deus, a nossa confiança será sempre recompensada. A fé bíblica é a única ferramenta que pode ser usada para ver aquilo que é invisível. Na verdade, aquilo que existe de mais importante e mais seguro, porque eterno, é aquilo que os olhos de carne não conseguem ver. No entanto aquilo que os homens, na sua vã confiança, não conseguem ver, é perfeitamente visível ao que crê. O autor de Hebreus dá-nos o exemplo da criação do mundo para que possamos entender melhor. Tudo aquilo que vemos à nossa volta foi criado pela palavra de Deus (invisível). Portanto, o que é invisível aos olhos da carne é superior. Por terem a sua fé correctamente colocada no Deus vivo e verdadeiro, os nossos antepassados conseguiram viver vidas aceitáveis e vitoriosas (v. 2). Você tem esta fé?
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário