Leitura Bíblica Diária: Tiago 1-5*
"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta."
Tiago 2:14-26
Este texto é um texto muito conhecido. Até os inimigos da Bíblia parecem conhecer de cor estes versículos e usam-nos como exemplo de que a Bíblia se contradiz. A acusação é a de que existe contradição entre estas linhas de Tiago e, por exemplo Efésios 2:8-9 ou grande parte do livro de Romanos. Ponto prévio, a Bíblia é uma unidade e não existe nela contradição. Todos os outros livros são palha comparados com a santa Palavra de Deus. Tiago, sob inspiração do Espírito Santo, dá-nos aqui uma grande lição sobre as características da fé que salva. A fé que salva é em primeiro lugar, uma fé viva que se manifesta naturalmente através de obras (vs. 15-17). Alguém que diz que tem fé e nenhuma diferença tem em relação ao mundo que coloca as suas próprias necessidades à frente das dos outros, é um mentiroso. Uma fé sem obras é morta, ou seja, não existente. A fé mostra-se, naturalmente, através das obras. Como é colocado por Paulo, “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Ef. 2:10). Ter fé não é o mesmo do que acreditar em alguma coisa. A mera crença na existência de Deus não salva ninguém (v. 19). A fé salva e regenera, o verdadeiro filho de Deus conhece-se pelas suas obras, da mesma maneira que conhecemos uma árvore pelos seus frutos. Os filhos de Deus devem obedecer à Palavra de Deus não para serem salvos, mas porque são salvos.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário