quarta-feira, 14 de novembro de 2012

(Devocional) O poder da oração sincera - Lc. 1:5-25

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Lucas 1*

"Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judeia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade. E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso. E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso. E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade. E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir. E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo. E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo. E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa. E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens."
Lucas 1:5-25  

Vemos aqui os acontecimentos que antecederam o nascimento de João Baptista, primo e anunciador da vinda de Jesus Cristo. Zacarias era sacerdote e, de acordo com o calendário anual de serviço das diferentes turmas de sacerdotes, havia chegado a dia em que caberia a ele apresentar o sacrifício diário de incenso no templo. No entanto o sacrifício não correu da mesma forma dos outros anos. O anjo Gabriel (v. 19) aparece-lhe trazendo uma mensagem de esperança. Isabel, a esposa de Zacarias, era estéril e, sendo ambos avançados em idade, nunca haviam tido filhos. Sabemos, pelas palavras do anjo, que, apesar de todos os factos apontarem para a impossibilidade de eles terem filhos, que eles haviam continuado a orar a Deus por esta graça (v. 13). Deus é superior aos problemas e à própria natureza. Nada na criação representa um limite para o Criador. A fé que orienta as nossas orações deve ser a fé num Deus capaz de realizar o impossível. Apesar de ter evidenciado fé na oração, a primeira reacção de Zacarias ao anúncio do anjo é uma de descrença (v. 18). Será que acreditamos que Deus é capaz de atender às orações que Lhe dirigimos? Será que as nossas orações são feitas por hábito ou por religiosidade? Precisamos de ganhar consciência que quando oramos estamos a comunicar com o Deus Todo-Poderoso. Deus usou Zacarias e o seu filho João Baptista de uma forma maravilhosa. Quanto mais confiarmos em Deus, melhor será o nosso relacionamento com Ele e a nossa utilidade para a Sua obra.   

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  

Sem comentários:

Enviar um comentário