domingo, 4 de novembro de 2012

(Devocional) Cobriste a minha cabeça - Salmo 140:1-7

Domingo, 4 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Salmos 136-140*

"Livra-me, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento, que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra.  Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.) Guarda-me, ó SENHOR, das mãos do ímpio; guarda-me do homem violento; os quais se propuseram transtornar os meus passos. Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam a rede ao lado do caminho; armaram-me laços corrediços. (Selá.) Eu disse ao SENHOR: Tu és o meu Deus; ouve a voz das minhas súplicas, ó SENHOR. O DEUS o Senhor, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha."
Salmo 140:1-7  

O salmista é neste salmo a personificação de todos os que querem viver para Deus num mundo hostil a tudo o que é verdadeiro. Existem neste mundo várias formas de ataque àquilo que é bom, verdadeiro e justo. A melhor forma de não ser atacado é não viver para Deus, mas aqueles que estão decididos a defenderem a verdade viverão debaixo dos mais variados ataques. Existem os ataques violentos e claros. Os crentes em Cristo terão de lidar com acções odiosas, palavras venenosas e ataques injustos. Existem também os ataques subtis. Estes são mais perigosos, mais incertos e de mais difícil defesa. Se para os ataques violentos o crente pode contar com um claro ponto de começo e de fim, o ataque subtil vem de onde menos se espera e por vezes apenas é detectado depois de já ter feito alguns danos. Se é assim, como é que o filho de Deus se pode defender? Como montar defesas para um mal que não se conhece? É aqui que entra a nossa fé e confiança em Deus. Ele é o que cobre a nossa cabeça na batalha (v. 7). O capacete é o mais importante elemento de defesa e temos de confiar que Deus é o nosso defensor. Se estivermos a andar nos Seu caminhos, estaremos prontos para o dia da batalha. Se estivermos a confiar Nele, Ele nos defenderá mesmo quando não sabemos que estamos em perigo.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário