sexta-feira, 16 de novembro de 2012

(Devocional) Perigos da fidelidade - I Crónicas 12:1-22

Sexta-feira, 16 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: I Crónicas 11-15*

"Estes, porém, são os que vieram a Davi, a Ziclague, estando ele ainda escondido, por causa de Saul, filho de Quis; e eram dos valentes que o ajudaram na guerra. Estavam armados de arco, e usavam tanto da mão direita como da esquerda em atirar pedras e em atirar flechas com o arco; eram dos irmãos de Saul, benjamitas. Aiezer, o chefe, e Joás, filho de Semaa, o gibeatita, e Jeziel e Pelete, filhos de Azmavete; e Beraca, e Jeú, o anatotita, e Ismaías, o gibeonita, valente entre os trinta, líder deles; e Jeremias, e Jaaziel, e Joanã, e Jozabade, o gederatita, Eluzai, e Jerimote, e Bealias, e Samarias, e Sefatias, o harufita, Elcana, Issias, Azarel, Joezer, e Jasobeão, os coraítas, e Joela, e Zabadias, filhos de Jeroão de Gedor. E dos gaditas se desertaram para Davi, ao lugar forte no deserto, valentes, homens de guerra para pelejar, armados com escudo e lança; e seus rostos eram como rostos de leões, e ligeiros como corças sobre os montes: Ezer, o primeiro; Obadias, o segundo; Eliabe, o terceiro; Mismana, o quarto; Jeremias, o quinto; Atai, o sexto; Eliel, o sétimo; Joanã, o oitavo; Elzabade, o nono; Jeremias, o décimo; Macbanai, o undécimo; estes, dos filhos de Gade, foram os capitães do exército; o menor tinha o encargo de cem homens e o maior de mil. Estes são os que passaram o Jordão no primeiro mês, quando ele transbordava por todas as suas ribanceiras, e fizeram fugir a todos os dos vales ao oriente e ao ocidente. Também alguns dos filhos de Benjamim e de Judá vieram a Davi, ao lugar forte. E Davi lhes saiu ao encontro, e lhes falou, dizendo: Se vós vindes a mim pacificamente e para me ajudar, o meu coração se unirá convosco; porém, se é para me entregar aos meus inimigos, sem que haja deslealdade nas minhas mãos, o Deus de nossos pais o veja e o repreenda. Então veio o espírito sobre Amasai, chefe de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda, pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu, e os fez capitães das tropas. Também de Manassés alguns passaram para Davi, quando veio com os filisteus para a batalha contra Saul; todavia Davi não os ajudou, porque os príncipes dos filisteus, tendo feito conselho, o despediram, dizendo: À custa de nossas cabeças passará a Saul, seu senhor. Voltando ele, pois, a Ziclague, passaram-se para ele, de Manassés, Adna, Jozabade, Jediael, Micael, Jozabade, Eliú, e Ziletai, capitães de milhares dos de Manassés. E estes ajudaram a Davi contra aquela tropa, porque todos eles eram heróis poderosos, e foram capitães no exército. Porque naquele tempo, dia após dia, vinham a Davi para o ajudar, até que se fez um grande exército, como o exército de Deus."
I Crónicas 12:1-22  

Após a morte de Saúl, tornou-se claro para muitos que o próximo rei de Israel teria de ser David. Há alguns anos que David fugia de Saúl, acompanhado com cerca de 600 homens e aguardando o momento certo para ocupar um trono que ele sabia ser seu. Este era um reino que duraria para sempre e era necessário preparar as coisas com calma e paciência. Os planos de longo prazo não são muito populares nos dias que correm onde estamos habituados ao imediato e instantâneo. David não foi feito rei imediatamente após a morte de Saúl. Legalmente, o trono pertencia à casa de Saúl. No entanto muitos foram os que se foram juntando a David, apoiando-o e levando-o até ao trono. Até muitas pessoas da tribo de Benjamim, a tribo do Saúl, se juntaram a David (v. 16). Como justificar esta aparente traição? Acima de tudo era algo que todos sabiam ser a vontade de Deus. David não havia simplesmente decidido ser rei. David havia sido escolhido por Deus e ungido rei por Samuel. O que nós sabemos ser a vontade de Deus ganha prevalência sempre que entra em conflito com as leis de um país. Muitos dos nossos irmãos e irmãs pelo mundo fora estão presos por terem desobedecido às injustas leis de seus países e feito coisas justas tais como, distribuir Bíblias e literatura cristã, reunido para adorar a Deus ou simplesmente se recusado a renunciar ao nome do Senhor Jesus. Vale a pena servir a Deus sejam o que for que nos arrisquemos a perder neste mundo.            

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário