quarta-feira, 7 de novembro de 2012

(Devocional) Sangue imperfeito - Hebreus 10:1-6

Quinta-feira, 8 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Hebreus 6-10*

"Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exacta das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado. Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados, porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram."
Hebreus 10:1-6  

Os crentes judeus, a quem esta carta é dirigida, ainda estavam agarrados às leis cerimoniais de Moisés que exigiam o sacrifício de incontáveis animais nos rituais do templo em Jerusalém. Estes judeus, tal como nós, precisavam de entender que o sangue dos animais que era derramado diariamente era um sangue imperfeito. Como tal, não tinha, em si mesmo, capacidade para lavar os pecados de ninguém. Porquê, então, Deus mandou que se oferecessem os sacrifícios? Eles eram símbolo do verdadeiro e puro sangue que seria derramado pelos pecados do mundo. Deus já havia revelado no Antigo Testamento, por diversas vezes, a verdade do v. 4. O que tirava os pecados do povo não era o sangue dos touros e dos bodes, era a confiança que, através dos símbolos, fosse colocada em Deus como poderoso o suficiente para providenciar o perdão dos pecados. É fundamental não perdermos de vista a verdade revelada por Deus na Bíblia. Ela está lá para nosso aviso, instrução e edificação. Os homens, desde sempre, são tentados a colocarem a sua confiança naquilo que conseguem ver e controlar. Ao longo do tempo, e à medida que se afastavam de Deus, as pessoas começaram a olhar mais para os sacrifícios do que para Aquele a Quem eles eram dirigidos. Temos de nos acautelar para que o mesmo não comece a acontecer em nossos corações. Deixemos de lado a religião e abracemos a Cristo. Foi Dele o sangue perfeito, o único que pode apagar os nossos pecados.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    



Sem comentários:

Enviar um comentário