quinta-feira, 22 de novembro de 2012

(Devocional) Como saber qual a vontade de Deus - Jonas 1:1-3

Quinta-feira, 22 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Jonas 1-4*

"E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR."
Jonas 1:1-3  

É importante vermos que a Palavra de Deus veio a Jonas. O Senhor procurou este Seu servo da mesma forma que vai ao encontro dos homens ainda hoje. Não acredito que Deus fale connosco através das circunstâncias. No entanto, Deus ordena as circunstâncias de forma a chamar a nossa atenção para a Sua vontade. Nos dias de hoje, Deus chama-nos pelas circunstâncias, mas fala pela Sua Palavra. Quantos é que nunca se admiraram porque a pessoa certa estava no lugar certo na hora certa? Deus não está nestes pormenores? Certamente que sim. Há algo mais sobre a vontade de Deus que aprendemos nesta passagem. A vontade de Deus é sempre específica. Depois de Deus falar, Jonas sabia exactamente o que tinha de fazer. Se estamos com dúvidas se devemos, ou não, fazer algo, é porque Deus ainda não falou e não o devemos fazer (Rom. 14:23). O que fazer enquanto Deus não fala? Será que nos faltam coisas para fazer? Se a nossa intenção for fazer apenas o que Deus quer que façamos, não nos faltarão coisas para fazer (Fp. 4:8). Por vezes, a vontade de Deus será que falemos contra o pecado de alguém. Por muito que o mundo se levante contra, a mensagem da salvação será sempre contra o pecado e a mensagem da vida será sempre contra a morte. Jonas teve também de aprender que ao não fazer a vontade de Deus, era culpado do pecado da desobediência. Se Deus já falou, somos loucos se não obedecermos. Deus já falou consigo?    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário