sábado, 10 de novembro de 2012

(Devocional) Porquê Louvar? - Salmo 147:1-11

Domingo, 11 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Salmos 146-150*

"Louvai ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor. O SENHOR edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel. Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas. Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes. Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito. O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra. Cantai ao SENHOR em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa. Ele é o que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes; o que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam. Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem. O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia."
Salmo 147:1-11  

O livro dos Salmos é conhecido por ser o livro dos louvores do povo de Israel. Assim, não é de espantar que os útimos salmos sejam dedicados ao tema do louvor. Neste salmo encontramos várias razões para louvar. Em primeiro lugar devemos louvar porque isso é bom. Como crentes salvos por Jesus, temos o chamado para seguir o bem em vez do mal, somos luz no meio de trevas. Assim, tudo o que for bom, deve ser preferido por nós. Em segundo lugar o louvor é uma actividade agradável. Todos preferem elogios a críticas. Ser-nos-á útil concentrarmo-nos nas qualidade de Deus em vez de nos ocuparmos dos defeitos dos outros. É uma agradável ocupação do nosso tempo. Em terceiro lugar, o louvor é decoroso. Decoroso diz respeito à beleza pura, sem defeito ou desonra. Louvar a Deus é algo que está acima de suspeitas, se feito com um coração sincero é algo que não busca os seus próprios interesses. Quando louvamos a Deus esquecemo-nos de nós e concentramo-nos em Quem merece toda a nossa atenção. No restante desta passagem, o salmista diz que devemos louvar porque Deus é merecedor. Ele é o Único Criador, Salvador e Todo-Poderoso. Por vezes certas pessoas recebem elogios de tal forma grandiosos que depois são negados pela forma como vivem as suas vidas. Com Deus isso não acontecerá. Com Ele o nosso louvor está seguro, Ele não falhará.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

2 comentários:

  1. Ministro de música


    1. Toda pessoa tem o sagrado direito de frequentar os cultos e atividades da igreja e de sentir-se muito feliz, sereno, confortado, em qualquer idade.

    2. O ouvido tem alta sensibilidade e suporta confortavelmente, por uma, duas horas, no máximo, 50 decibéis. Passou disso, além do mal que faz à saúde, incomoda muito.

    3. Todo instrumento pode ser usado no louvor, mesmo sabendo que há aqueles próprios para o culto.

    4. Culto não é show.

    5. Não existe hino ou música velhos.

    6. É preciso selecionar hinos próprios para cada ocasião, com mensagem, poesia, melodia, harmonia, ritmo. Ritmos assincrônicos desorganizam a química cerebral. Derrubam pessoas e até muros. Josué 6:20 Juízes 7:18

    7. Fundo musical durante o culto não pode interferir, desconcentrar, incomodar; use-o com muita inteligência. Ninguém suporta um teclado dedilhado pra lá e pra cá, aleatoriamente. Se for um hino próprio para a ocasião, baixinho, tudo bem, mas notas soltas...nem pensar.

    8- A música tem o poder de mobilizar as estruturas mentais.


    9- Culto animado não é sinônimo de barulho. Reverência, participação, adoração, comunhão, consagração, dedicação, apontam para o equilíbrio. O templo não é um lugar sombrio, triste, com silêncio sepulcral, é um espaço de alegria, louvor, transformação, decisões.


    10- Se você faz parte da equipe de músicos, nunca fique se distraindo e brincando com os instrumentos no altar, após o culto.

    “E Quenanias, príncipe dos levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido nisso.” 1º livro de Crônicas 15.22.


    Ivone Boechat

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário muito completo e informado. Certamente será uma bênção para os nossos leitores.

      Eliminar