sábado, 24 de novembro de 2012

(Devocional) Um servo preparado - I Crónicas 22:6-16

Sábado, 24 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: I Crónicas 21-25*

"Então chamou a Salomão seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma casa ao SENHOR Deus de Israel. E disse Davi a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus. Porém, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim. Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias. Ele edificará uma casa ao meu nome, e me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre. Agora, pois, meu filho, o SENHOR seja contigo; e prospera, e edifica a casa do SENHOR teu Deus, como ele disse de ti. O SENHOR te dê tão-somente prudência e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do SENHOR teu Deus. Então prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que o SENHOR mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ánimo; não temas, nem tenhas pavor. Eis que na minha aflição preparei para a casa do SENHOR cem mil talentos de ouro, e um milhão de talentos de prata, e de cobre e de ferro que não se pesou, porque era em abundância; também madeira e pedras preparei, e tu suprirás o que faltar. Também tens contigo obreiros em grande número, cortadores e artífices em obra de pedra e madeira; e toda a sorte de peritos em toda a espécie de obra. Do ouro, da prata, e do cobre, e do ferro não há conta. Levanta-te, pois, e faze a obra, e o SENHOR seja contigo."
I Crónicas 22:6-16  

 David dá ao seu filho Salomão o encargo de construir uma casa, um templo, para o Deus de Israel. Esta era uma obra que o próprio David gostaria de ter feito. Deus diz-lhe que não a poderia fazer (v. 8). Mesmo assim, o início do capítulo diz-nos que David faz preparação para ela. As grandes obras não se fazem de forma apressada. Deus tem um tempo para tudo. Enquanto não chega ao tempo do Senhor para que determinada coisa se faça, o que podemos fazer, é fazer preparação para ela. Esta era uma obra que deveria ser feita em comunhão com Deus (vs. 11-12). O nosso orgulho irá tentar-nos convencer que somos nós que fazemos as coisas. Deus não abençoará os nossos ministérios se não nos estivermos a esforçar por fazer a Sua vontade em todas as áreas da nossa vida (v. 13). Ser responsável por representar o Senhor perante o mundo deve incutir em nós um saudável temor, um peso de tão grande responsabilidade. Deus o sabe e, vez após vez, Ele diz “esforça-te, e tem bom ânimo, e não temas, nem tenhas pavor.” (v. 13). Fazemos bem em ouvir as palavras de encorajamento de Deus. Salomão tinha, para o auxiliar, muitos profissionais especializados em todo o tipo de obras (v. 15). Fazemos bem em reconhecer e valorizar as pessoas que Deus coloca ao nosso lado, nas diferentes fases da nossa vida, para nos auxiliarem na obra que Deus nos dá para fazer. Ele não nos abandona (v. 16).     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário