sexta-feira, 30 de novembro de 2012

(Devocional) Com quem temos comunhão? - I João 1:1-4

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: I João 1-5*

 "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra."
I João 1:1-4  

Esta é uma carta especial. O estilo pessoal do apóstolo João salta a cada palavra e linha. Isso diz-nos que, apesar de ter sido o Espírito Santo a inspirar esta carta, mesmo assim Ele não anulou a personalidade e estilo do apóstolo. Deus quer usar-nos a todos, com as nossas diferentes personalidades, que Ele criou, para enriquecer o Seu reino. Como alguém disse, “não se consegue harmonia se todos tocarem a mesma nota.” O v. 1 , fala-nos do facto de os apóstolos terem tido comunhão pessoal com Alguém muito especial. Ele diz, “as nossas mãos tocaram”. Aquele com quem eles tiveram comunhão pessoal é Aquele que “era desde o princípio”. Jesus Cristo é Jeová feito carne. Sabemos Dele através daqueles (os apóstolos) que conviveram pessoalmente com Ele. Jesus é a manifestação da vida. Estamos rodeados por indícios de vida, mas o que nos rodeia não é vida. Tudo o que os nossos olhos vêm está tocado pela morte, a consequência do pecado, e para ela caminha. Mas, existe vida eterna e verdadeira. A vida existe em Jesus. As boas notícias é que também nós podemos ter a comunhão que os apóstolos tiveram (v. 3). Jesus morreu por todos nós para que, crendo Nele, pudéssemos ter a verdadeira vida e comunhão com ele. Infelizmente, muitos preferem ter comunhão com a morte e com as obras da carne morta. Se ao menos eles pudessem ver! Em Cristo há vida! A única comunhão que satisfaz é com Ele. Prestemos atenção às palavras deste livro (v. 4).    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

1 comentário: